sexta-feira, 16 de julho de 2010

Em julho, Diálogo Cultural do MCC debate expressão artística do mestre Manoel Graciano


 
Nesta sexta-feira, 16, às 16 horas, o Mini-Auditório do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe parte da programação do mês de julho do projeto Diálogo Cultural, que neste mês tem como foco os estudos acerca da expressão artística do mestre artesão Manoel Graciano, do qual algumas obras estão reunidas na exposição Mestre Graciano & Família, em cartaz nas salas 1 e 2 do MCC.

Em debate, as apropriações que o museu faz das distintas expressões culturais, a exemplo de Manoel Graciano, e o trabalho da curadoria, quando da concepção expositiva e dos trabalhos de pesquisa dedicados às coleções particulares e aos acervos museológicos. No encontro desta sexta-feira, 16, o Diálogo Cultural do MCC recebe Dodora Guimarães, pesquisadora e uma das colecionadoras particulares com obras em exposição no MCC.


Mestre Graciano & Família

Em cartaz nas salas 01 e 02 do Memorial da Cultura Cearense, a exposição reúne obras do Mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores vivos no Estado do Ceará e reconhecido como uma das maiores expressões artísticas de sua região, o Cariri, além de peças de duas gerações posteriores de artistas da família, como é o caso de seu filho Francisco Graciano e de seu neto Giovani, de apenas 15 anos.

Em uma das salas, obras clássicas, peças nunca expostas e parte da produção recente de Manoel Graciano, que atualmente se vê obrigado a não mais criar por questões de saúde. Na outra sala, uma espécie de “confronto” com a obra de seus familiares e descendentes, entre esculturas em madeira, em cabaça e pinturas em lona em tamanho grande, que, segundo o curador Titus Riedl, são uma das novidades da exposição.

A montagem da exposição contou com obras de Manoel Graciano que compõem parte do acervo do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e de coleções particulares, entre peças pertencentes a Violeta Arraes, Dodora Guimarães e Germana Vitoriano.


Serviço: Diálogo Cultural, sexta-feira, 16, às 16 horas, no Mini-Auditório do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Informações: (85) 3488.8621 ou mcc@dragaodomar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário