sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dragão do Mar Educativo realiza seminário para ampliar ações de formação em arte e cultura



O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre na segunda-feira, 19, inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”, que será realizado de 3 a 7 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo www.dragaodomar.org.br.
Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação. Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.
Entre os nomes confirmados para participar em agosto do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas citamos Suely Rolnik (SP), Miguel Chikaoka (PA), José Fernando Peixoto (SP), Beatriz Cerbino (RJ), Tiago Gomes (RJ), Lúcia Matos (BA), Raul Antelo (SC), Ricardo Aleixo (MG), Henry Burnett (SP), Claudia Saldanha (RJ) e Ana Maria Tavares (RJ).
O seminário conta ainda com a participação de nomes do Ceará como Daniel Lins, Beatriz Furtado, Rosa Primo, Gil Brandão, Silas de Paula, Paulo Amoreira, Gilberto Machado, Carlos Velazquez, Fernanda Coutinho e Elvis Matos.

Serviço – Inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas” de 19 de julho a 02 de agosto no www.dragaodomar.org.br. Informações: (85) 3254.6676.


Confira o perfil de alguns participantes

Lúcia Matos (BA)
Professora da Escola de Dança da UFBA, atuando na graduação e na pós-graduação. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), mestre em Educação (PPGE –UFBA) e licenciada em Dança. É co-líder e pesquisadora do PROCEDA - Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança. É representante da Bahia no Colegiado Setorial de Dança da FUNARTE/ MINC (2004-2009/ 2010-2011) e membro da Câmara de Assessoramento Técnico da FAPESB, na área de LingUística, Letras e Artes  (2007- 2010), atuando como coordenadora da Câmara desde 2008.  É membro do Grupo Gestor da Red Sudamericana de Danza (2010).

Ana Maria Tavares (RJ)       
Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1982), mestre pela The School of the Art Institute of Chicago (1986) e doutora (2000) pela ECA/USP. Em 2002 recebeu bolsa da Guggenheim Foundation, NY. Fez sua primeira individual ‘Objetos e Interferências’ na Pinacoteca do Estado de SP (1982). Participou da Bienal Internacional de São Paulo em 1983, 1987 e 1991, da VII Bienal de Havana, 2000, e da Bienal de Istambul, 2001 e da Bienal de Singapura 2006. De suas individuais destacam-se ‘Porto Pampulha’, 1997 e ‘Relax o vision’, 1998 no Brasil e ‘Middelburg Airport Lounge com Parede Niemeyer’ na Holanda, 2001, entre outras individuais.



Ricardo Aleixo (MG)
Poeta, artista visual e sonoro, compositor, performador, ensaísta, editor e consultor de conteúdo para projetos editoriais em mídia impressa e eletrônica, exposições e mostras. Publicou, entre outros, os livros ‘Trívio, Máquina Zero’ e ‘Céu inteiro’. É professor de Design Sonoro na universidade Fumec. 

Tiago Gomes  (RJ)
Coordenador Geral do Grupo Pensar, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás e em Cinema pela Estácio de Sá. Foi gestor de projetos de capacitação profissional pelo Ministério de Turismo e Ministério de Educação onde formou mais de 790 jovens em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Atualmente assessora o POC (Programa de Ocupação Cultural) em várias favelas pela Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro e ministra cursos e oficinas de audiovisual nos estados do Maranhão, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

José Fernando Peixoto (SP)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor da Escola de Arte Dramática da ECA/USP e Diretor e dramaturgo do grupo teatral Teatro de Narradores. Tem experiência na área de Filosofia e Teatro. Dedica-se a pesquisa teatral.

Miguel Chikaoka (PA)         
Fotógrafo, educador e ativista cultural, Miguel Chikaoka é natural do Vale do Ribeira, São Paulo, e reside em Belém no Pará desde 1980, onde criou a Fotoativa, um núcleo de referência na formação do pensamento das novas gerações de fotógrafos paraenses contemporâneos. Trabalhando de forma sistemática na pesquisa e experimentação de abordagens transversais nos processo de ensino-aprendizado da fotografia, constituiu uma metodologia singular que vem despertando interesse de pesquisadores no Brasil e no exterior.

Henry Burnett (SP)  
Compositor e professor de filosofia da UNIFESP, autor de “Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche”.

Carlos Valazquez (CE)          
Carlos Velázquez Rueda é originário do México. É graduado em música pela Universidade de Guadalajara. Em 1986, bolsista do governo espanhol, cursou um aperfeiçoamento em música espanhola e entre 1987 e 1996 completou os programas de mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França. Desde agosto de 2001 Carlos Velázquez é funcionário da Universidade de Fortaleza. Como professor tem ministrado cadeiras nas áreas de Estética, Semiótica, História da Arte e Mitologia.

Um comentário:

  1. Olá amigos
    Pra vcs deixo dica do livro Circo-um olhar
    poético,de minha autoria.
    Abç pra todos.
    Waleska.

    ResponderExcluir