quinta-feira, 29 de julho de 2010

Arena Dragão do Mar: Você faz o som

FOTOS MARINA CAVALCANTE
Por Yuri Tavares

É tiro e queda. Das horas mais sonolentas pela manhã aos horários “de pico” pela noite, quando a movimentação das múltiplas linguagens, do público interessado ou mesmo dos transeuntes distraídos assume ares de agente de ocupação, a Arena Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, vive a constante de se tornar um espaço de múltiplos sons - nem sempre convencionais e às vezes caóticos -, como em uma sinfonia que não necessita de formalidade rítmica, nem mesmo de profissionais “letrados” da música para dela realizar execução.

A causa, ou o que poderíamos denominar de meio, para tamanha fertilidade de sons que toma conta dos arredores do espaço se faz justificar pela presença de quatro esculturas sonoras, ou “terminais sonoros” (com direito a placa indicativa e manual de uso), construídos com materiais diversos e inusitados, entre sucatas, canos e outros tipos de quinquilharias inicialmente dispensáveis.

Presentes no espaço desde março deste ano, época em que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se viu invadido pelos “tambores digitais” do evento Teia Brasil 2010, as esculturas sonoras têm assinatura do artista Narcélio Grud, que em tempos não muito longínquos andou chamando a atenção dos fortalezenses por fazer brotar “cabeças" coloridas e sorridentes da noite para o dia, em meio ao cinza das calçadas. Assim como essas intervenções do espaço urbano, as esculturas (institucionalizadas) sonoras são sucesso com o público do Centro Dragão do Mar, que, independente da idade ou da falta de habilidade para a execução formal de instrumentos musicais, se arrisca a interagir das mais diversas maneiras com as obras, inclusive quebrando-as.

Em entrevista por e-mail, Narcélio falou um pouco sobre o projeto, seu conceito e sua concepção, montagem e a repercussão com o público que frequenta o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Dragão do Mar - Como surgiu a ideia para a concepção do trabalho?
Narcélio Grud: (O trabalho surgiu) a partir do direcionamento que venho procurando dar ao meu trabalho artístico, quanto à sua utilização e sua adequação pública, e dentro de uma linha de pesquisa que desenvolvo com Esculturas Sonoras, veio a ideia de criar tais objetos. Procurei usar uma linguagem já existente na rua, que não trouxesse tanta informação a mais do que a existente, daí utilizei os suportes e as simbologias usadas nas placas de sinalização de trânsito.


Dragão do Mar - Qual a proposta ou conceito trabalhado?
Grud: A proposta do trabalho é dispor para livre acesso da população a utilização de bens culturais, ferramentas do fazer artístico e até um meio de entretenimento mais "saudável". O conceito é de transformar espaços e obras artísticas públicas em objetos e ambientes com maior interação, que possam trazer além das estéticas, funcionalidades...


Dragão do Mar - Como se deu o processo de criação/montagem/construção das esculturas sonoras? Houve alguma delas que sofreu transformações no decorrer da criação?
Grud: O processo de criação se desenvolveu a partir da prática do pensar artístico e da observação do ambiente público, identificando meios de adaptação e de sensibilização através de uma linguagem plástica e sonora que é a da escultura sonora... Resignificando símbolos e readaptando instrumentos musicais e esculturas sonoras a uma melhor disposição quanto a sua utilização do suporte de sinalização existente... Há também outros projetos concebidos, mas que ainda não foram postos em prática, com esta mesma finalidade. O processo se deu em principio com um projeto desenhado à mão, que posteriormente adeqüei às formas projetuais com linguagens técnicas, pensando em uma possível construção em série... Até agora foram desenvolvidos nove modelos, dos quais cinco foram produzidos, dentre estes, alguns foram readaptados da sua forma original de concepção a uma forma melhor adaptada aos materiais, que foram identificados no decorrer do processo de construção.




Dragão do Mar - E a sonoridades dos instrumentos, como vocês as classifica? Foram pensados para seguir uma estrutura tradicional de sonoridade ou a base é a experimentação?
Grud: A sonoridade dos "instrumentos públicos" (o certo seria chamar de esculturas sonoras públicas, mas pra uma melhor compreensão do público, designo de tal forma) segue tanto a linha convencional dos instrumentos musicais existentes quanto a pesquisa que procura desenvolver outras formas de pensar e sentir o som. Como todo este projeto, coisas foram concebidas anteriormente e outras foram se adaptando e sendo melhoradas na sua construção... Uma questão sonora que estou implantando e readaptando atualmente a este trabalho é de uma linha de pesquisa acadêmica de estudo musical chamada musicoterapia. Esta dispõe de uma paleta sonora identificada de sons, notas, acordes que trazem a quem escuta e a quem estiver manuseando as esculturas um bem à saúde física e mental, como é o caso do Afinador de Chacras, um dos expostos atualmente no Dragão do Mar. A escultura dispõe de sete barras de alumínio maciço dispostas cada uma em uma altura aproximada dos chacras no corpo humano (procurei manter uma altura padrão de 1.65m como base do arquétipo físico local). Estas barras, quando percurtidas, emitem uma sonoridade que regula a afinação de cada um, proporcionando uma regulação energética, a qual propicia, de acordo com estudos, inúmeros benefícios à saúde... Esta ação é uma das quais estou procurando unir a estas obras.


Dragão do Mar - Como você avalia a resposta do público que freqüenta o Centro Dragão do Mar ao seu trabalho, através da interatividade e até de danos aos instrumentos?
Grud: Tenho observado com alegria o impacto que estas obras trazem ao público, de crianças a idosos, todos interagem. As manifestações são diversas e na maioria são de surpresa... Acho que o público necessita de obras que lhe permitam a ação direta, não simplesmente a contemplação... que possam fazer parte do seu dia-a-dia como objeto de inclusão, de ser participativo. O desgaste desta manipulação em massa era esperada. Vejo isto nos alambrados das quadras esportivas de espaços públicos e em diversos outros mobiliários urbanos. É interessante esta disposição no Centro Dragão do Mar, porque pode me dar condição de realizar algumas melhorias quanto às formas de disposição e aos materiais a serem utilizados, como um pequeno manual do usuário fixado em cada um, dando um direcionamento para a melhor forma de uso. Agora estou desenvolvendo um manual, uma cartilha para que os equipamentos que adquirirem essas obras possam fazer a manutenção e qualquer conserto que seja preciso realizar... A idéia é que essa obra se propague e ocupe as ruas, as praças, as escolas, o mundo...



quarta-feira, 28 de julho de 2010

Confira a programação do Espaço Unibanco Dragão do Mar

 "O Grão", de Petrus Cariry, continua em cartaz

Programação de 30/07 a 05/08/2010

 
Sala 1            O BEM AMADO  
Direção: Guel  Arraes – Brasil - 2010 – 110 min. - 12 anos
Gênero: Comédia
Distribuição: Columbia
Elenco: Marco Nanini, Maria Flor, Caio Blat, José Wilker
Sinopse: Baseado na Obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia-a-dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador e Ernesto, o moribundo que não morre, é uma sátira divertidíssima da elite brasileira.
Horários: 14h30 – 16h50 – 19h10 – 21h30

 
Sala 2            UMA NOITE EM 67 – EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção:  Renato Terra e Ricardo Calil – Brasil - 2010 – 85 min. - Livre
Gênero: Documentário
Distribuição: Vídeo filmes
Sinopse: Final do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Nomes fundamentais da MPB se reúnem no mesmo palco para competir entre si com canções que se tornariam emblemáticas, mas que naquele momento eram inéditas. Entre os finalistas, estavam Chico Buarque e MPB 4, com Roda Viva; Caetano Veloso, com Alegria, Alegria; Gilberto Gil e os Mutantes, com Domingo no Parque; Roberto Carlos, com Maria, Carnaval e Cinzas; Edu Lobo, com Ponteio e Sérgio Ricardo, com Beto Bom de Bola. O documentário mostra os elementos que transformaram aquela noite em um evento único: o clímax da produção musical dos anos 60 no Brasil.
Horários: 14h – 15h50 – 19h30 – 21h20
 
O GRÃO
Direção: Petrus Cariry – Brasil - 2007 – 88 min. – Livre
Gênero: Drama
Distribuição: Usina
Elenco: Leuda Bandeira, Veronica Cavalcanti e Nanego Lira
Sinopse: A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e que querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.
Horários: 17h40

O CINEMA NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Na Roda do Mundo", de Helder Vasconcelos


Helder Vasconcelos é músico, ator e dançarino. Ele credita sua formação ao aprendizado não-acadêmico das tradições de Cavalo Marinho e Maracatu Rural de Pernambuco. Helder é um dos criadores do grupo musical Mestre Ambrósio.
Em carreira solo, criou os espetáculos “Espiral Brinquedo Meu”, dirigido por atores do Lume
Teatro, e “Por Si Só”, contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança. Participou de festivais de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. No cinema, atuou nos longa-metragens “O Homem que Desafio o Diabo” e “A Luneta do Tempo” (em preparação).

No seminário "Arte, Invenção e Experiências Formativas", que o Dragão do Mar Educativo realiza de 3 a 7 de agosto, Helder Vasconcelos - e sua aula-espetáculo "Na Roda do Mundo" - será uma das atrações artísticas.

Inscreva-se agora no seminário "Arte, Invenção e Experiências Formativas". Outras informações pelo (85) 3254.6791.  


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Espaço Unibanco Dragão do Mar - Programação de 23 a 29 de julho

 "O Bem Amado", de Guel Arraes, esteia no Espaço Unibanco Dragão do Mar

Programação de 23 a 29 de julho

Sala 1 O BEM AMADO
Direção: Guel Arraes – Brasil - 2010 – 110 min. - 12 anos
Gênero: Comédia
Distribuição: Columbia
Elenco: Marco Nanini, Maria Flor, Caio Blat, José Wilker
Sinopse: Baseado na Obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia-a-dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador e Ernesto, o moribundo que não morre, é uma sátira divertidíssima da elite brasileira.
Horários: 14h30 – 16h50 – 19h10 – 21h30

Sala 2 O GRÃO
Direção: Petrus Cariry – Brasil - 2007 – 88 min. – 10 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Usina
Elenco: Leuda Bandeira, Veronica Cavalcanti e Nanego Lira
Sinopse: A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e que querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.
Horários: 15h – 18h30 – 20h20

O PEQUENO NICOLAU (Le Petit Nicolas) - EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Laurent Tirar – França – 2009 – 91 min. - Livre
Gênero: Comédia
Distribuição: Imovision
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad e Sandrine Kiberlain
Sinopse: Nicolas é um garoto que é muito amado pelos pais e que leva uma vida tranquila. Até o dia em que vê seus pais em uma conversa e que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção.
Horários: Dublado: 16h40

PATRIK 1.5 (Patrick 1,5) – EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Ella Lemhagen – Suécia - 2008 – 103 min. - 10 anos
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Distribuição: Filmes do Festival
Elenco: Gustaf Skarsgård, Torkel Petersson, Thomas Ljungman, Annika Hallin
Sinopse: O casal gay Göran e Sven conseguiu permissão para adotar Patrik, um órfão sueco de um ano e seis meses. Mas quando o menino chega, ele não é bem o que eles esperavam. Houve um erro na idade do garoto, e os pais receberam um jovem homofóbico de 15 anos com um passado criminoso.
Horários: 22h


O CINEMA NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dragão do Mar Educativo realiza seminário para ampliar ações de formação em arte e cultura



O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre na segunda-feira, 19, inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”, que será realizado de 3 a 7 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo www.dragaodomar.org.br.
Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação. Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.
Entre os nomes confirmados para participar em agosto do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas citamos Suely Rolnik (SP), Miguel Chikaoka (PA), José Fernando Peixoto (SP), Beatriz Cerbino (RJ), Tiago Gomes (RJ), Lúcia Matos (BA), Raul Antelo (SC), Ricardo Aleixo (MG), Henry Burnett (SP), Claudia Saldanha (RJ) e Ana Maria Tavares (RJ).
O seminário conta ainda com a participação de nomes do Ceará como Daniel Lins, Beatriz Furtado, Rosa Primo, Gil Brandão, Silas de Paula, Paulo Amoreira, Gilberto Machado, Carlos Velazquez, Fernanda Coutinho e Elvis Matos.

Serviço – Inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas” de 19 de julho a 02 de agosto no www.dragaodomar.org.br. Informações: (85) 3254.6676.


Confira o perfil de alguns participantes

Lúcia Matos (BA)
Professora da Escola de Dança da UFBA, atuando na graduação e na pós-graduação. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), mestre em Educação (PPGE –UFBA) e licenciada em Dança. É co-líder e pesquisadora do PROCEDA - Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança. É representante da Bahia no Colegiado Setorial de Dança da FUNARTE/ MINC (2004-2009/ 2010-2011) e membro da Câmara de Assessoramento Técnico da FAPESB, na área de LingUística, Letras e Artes  (2007- 2010), atuando como coordenadora da Câmara desde 2008.  É membro do Grupo Gestor da Red Sudamericana de Danza (2010).

Ana Maria Tavares (RJ)       
Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1982), mestre pela The School of the Art Institute of Chicago (1986) e doutora (2000) pela ECA/USP. Em 2002 recebeu bolsa da Guggenheim Foundation, NY. Fez sua primeira individual ‘Objetos e Interferências’ na Pinacoteca do Estado de SP (1982). Participou da Bienal Internacional de São Paulo em 1983, 1987 e 1991, da VII Bienal de Havana, 2000, e da Bienal de Istambul, 2001 e da Bienal de Singapura 2006. De suas individuais destacam-se ‘Porto Pampulha’, 1997 e ‘Relax o vision’, 1998 no Brasil e ‘Middelburg Airport Lounge com Parede Niemeyer’ na Holanda, 2001, entre outras individuais.



Ricardo Aleixo (MG)
Poeta, artista visual e sonoro, compositor, performador, ensaísta, editor e consultor de conteúdo para projetos editoriais em mídia impressa e eletrônica, exposições e mostras. Publicou, entre outros, os livros ‘Trívio, Máquina Zero’ e ‘Céu inteiro’. É professor de Design Sonoro na universidade Fumec. 

Tiago Gomes  (RJ)
Coordenador Geral do Grupo Pensar, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás e em Cinema pela Estácio de Sá. Foi gestor de projetos de capacitação profissional pelo Ministério de Turismo e Ministério de Educação onde formou mais de 790 jovens em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Atualmente assessora o POC (Programa de Ocupação Cultural) em várias favelas pela Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro e ministra cursos e oficinas de audiovisual nos estados do Maranhão, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

José Fernando Peixoto (SP)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor da Escola de Arte Dramática da ECA/USP e Diretor e dramaturgo do grupo teatral Teatro de Narradores. Tem experiência na área de Filosofia e Teatro. Dedica-se a pesquisa teatral.

Miguel Chikaoka (PA)         
Fotógrafo, educador e ativista cultural, Miguel Chikaoka é natural do Vale do Ribeira, São Paulo, e reside em Belém no Pará desde 1980, onde criou a Fotoativa, um núcleo de referência na formação do pensamento das novas gerações de fotógrafos paraenses contemporâneos. Trabalhando de forma sistemática na pesquisa e experimentação de abordagens transversais nos processo de ensino-aprendizado da fotografia, constituiu uma metodologia singular que vem despertando interesse de pesquisadores no Brasil e no exterior.

Henry Burnett (SP)  
Compositor e professor de filosofia da UNIFESP, autor de “Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche”.

Carlos Valazquez (CE)          
Carlos Velázquez Rueda é originário do México. É graduado em música pela Universidade de Guadalajara. Em 1986, bolsista do governo espanhol, cursou um aperfeiçoamento em música espanhola e entre 1987 e 1996 completou os programas de mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França. Desde agosto de 2001 Carlos Velázquez é funcionário da Universidade de Fortaleza. Como professor tem ministrado cadeiras nas áreas de Estética, Semiótica, História da Arte e Mitologia.

Em julho, Diálogo Cultural do MCC debate expressão artística do mestre Manoel Graciano


 
Nesta sexta-feira, 16, às 16 horas, o Mini-Auditório do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe parte da programação do mês de julho do projeto Diálogo Cultural, que neste mês tem como foco os estudos acerca da expressão artística do mestre artesão Manoel Graciano, do qual algumas obras estão reunidas na exposição Mestre Graciano & Família, em cartaz nas salas 1 e 2 do MCC.

Em debate, as apropriações que o museu faz das distintas expressões culturais, a exemplo de Manoel Graciano, e o trabalho da curadoria, quando da concepção expositiva e dos trabalhos de pesquisa dedicados às coleções particulares e aos acervos museológicos. No encontro desta sexta-feira, 16, o Diálogo Cultural do MCC recebe Dodora Guimarães, pesquisadora e uma das colecionadoras particulares com obras em exposição no MCC.


Mestre Graciano & Família

Em cartaz nas salas 01 e 02 do Memorial da Cultura Cearense, a exposição reúne obras do Mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores vivos no Estado do Ceará e reconhecido como uma das maiores expressões artísticas de sua região, o Cariri, além de peças de duas gerações posteriores de artistas da família, como é o caso de seu filho Francisco Graciano e de seu neto Giovani, de apenas 15 anos.

Em uma das salas, obras clássicas, peças nunca expostas e parte da produção recente de Manoel Graciano, que atualmente se vê obrigado a não mais criar por questões de saúde. Na outra sala, uma espécie de “confronto” com a obra de seus familiares e descendentes, entre esculturas em madeira, em cabaça e pinturas em lona em tamanho grande, que, segundo o curador Titus Riedl, são uma das novidades da exposição.

A montagem da exposição contou com obras de Manoel Graciano que compõem parte do acervo do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e de coleções particulares, entre peças pertencentes a Violeta Arraes, Dodora Guimarães e Germana Vitoriano.


Serviço: Diálogo Cultural, sexta-feira, 16, às 16 horas, no Mini-Auditório do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Informações: (85) 3488.8621 ou mcc@dragaodomar.org.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Programação do Espaço Unibanco Dragão do Mar

                                           
"Brilho de uma paixão" em cartaz no Espaço Unibanco Dragão do Mar


ESPAÇO UNIBANCO DRAGÃO DO MAR

Programação de 16 a 22 de julho

Sala 1            O GRÃO
Direção: Petrus Cariry – Brasil - 2007 – 88 min. – 10 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Usina
Elenco: Leuda Bandeira, Veronica Cavalcanti e Nanego Lira
Sinopse: A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e que querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.
Horários: 15h – 17h – 19h – 21h

Sala 2            O PEQUENO NICOLAU (Le Petit Nicolas) - EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Laurent Tirar – França – 2009 – 91 min. - Livre
Gênero: Comédia
Distribuição: Imovision
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad e Sandrine Kiberlain
Sinopse: Nicolas é um garoto que é muito amado pelos pais e que leva uma vida tranquila. Até o dia em que vê seus pais em uma conversa e que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção.
Horários: Dublado: 14h10 – 16h10

BRILHO DE UMA PAIXÃO (Bright Star)
Direção: Jane Campion – Reino Unido – 2009 – 119 min. – 14 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Play Arte
Elenco: Abbie Cornish, Thomas Sangster, Paul Schneider e Ben Whishaw
Sinopse: Em 1818, o poeta John Keats, inicia um romance com sua vizinha Frances "Fanny" Brawne, uma estudante de moda que diz o que pensa. Esse casal improvável começa se estranhando: ele a considera uma menina frívola ligada à moda, ela não se interessa pela literatura em geral. A doença do irmão caçula de Keats, porém, os aproxima. Keats fica comovido pelos esforços de Fanny para ajudar e concorda em lhe ensinar poesia. Intensamente entregues e envolvidos um com o outro, os jovens amantes são levados por novas sensações poderosas.
Horários: 17h50

PATRIK  1.5 (Patrick 1,5) – EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Ella Lemhagen –  Suécia - 2008 – 103 min. - 10 anos
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Distribuição: Filmes do Festival
Elenco: Gustaf Skarsgård, Torkel Petersson, Thomas Ljungman, Annika Hallin
Sinopse: O casal gay Göran e Sven conseguiu permissão para adotar Patrik, um órfão sueco de um ano e seis meses. Mas quando o menino chega, ele não é bem o que eles esperavam. Houve um erro na idade do garoto, e os pais receberam um jovem homofóbico de 15 anos com um passado criminoso.
Horários: 20h – 22h
 

O CINEMA NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Programação do Espaço Unibanco Dragão do Mar



De 02 a 08/07/2010

Sala 1                         

PRÍNCIPE DA PÉRSIA: AS AREIAS DO TEMPO
(Prince of Persia: The Sands of Time) – CÓPIA DUBLADA
Direção: Mike Newell – EUA - 2010 – 120 min. - 12 anos
Gênero: Aventura
Distribuição: Columbia
Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina
Sinopse: Baseado no famoso game, o filme conta a história do príncipe Dastan  que precisa ajudar seu pai na luta contra inimigos que ameaçam seu reinado. Mas tudo se complica, porém, quando ele encontra uma adaga mágica, capaz de mudar a história. Induzido por um feiticeiro moribundo, Dastan acaba transformando todo o reino em um lugar demoníaco e agora somente ele poderá desfazer a maldição.

Horários: 14h – 16h30 – 19h – 21h30

 

Sala 2                         
O PEQUENO NICOLAU (Le Petit Nicolas) - EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Laurent Tirar – França – 2009 – 91 min. - Livre
Gênero: Comédia
Distribuição: Imovision
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad e Sandrine Kiberlain
Sinopse: Nicolas é um garoto que é muito amado pelos pais e que leva uma vida tranquila. Até o dia em que vê seus pais em uma conversa e que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção.
Horários: Dublado: 14h – 16h – 18h
            Legendado: 20h

VITTORIO DE SICA – MINHA VIDA, MEUS AMORES
(Vittorio D) - EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Mario Canale – Itália – 2009 – 92 min. - Livre
Gênero: Documentário
Distribuição: Art Films
Sinopse: Os contrastes, paixões e comportamento do cineasta italiano Vittorio de Sica, diretor de filmes como Ladrões de Bicicleta, é contada por meio de making of de suas produções e entrevistas com figuras do cinema que trabalharam com ele, entre as quais Clint Eastwood e Mario Monicelli.
Horários: 21h50